ADWARE

Como evitar spyware e adware



Muitos dos software não desejados acabam por ir parar ao seu computador, em parte por causa de algo que fez ou que não fez. Saiba como evitar o spyware e o adware não desejado:
  • Seja selectivo com aquilo que transfere para o seu computador. Certifique-se de que realmente precisa de um programa antes de o transferir. Se nunca ouviu falar do criador do software, leia com atenção a página Web para saber mais sobre as pessoas por detrás da tecnologia e também sobre a própria tecnologia. Tenha cuidado também com o ActiveX, uma ferramenta comum para instalação de spyware sem o seu conhecimento ou consentimento. Pode desactivar o ActiveX através das preferências do seu browser e pode sempre voltar a activá-lo caso um site de confiança assim o exija.
  • Leia os contratos de licenças. Pode parecer desencorajador ler estes contratos, mas para jogar pelo seguro, não siga até ao fundo da página e clique automaticamente no botão "Aceito" quando instalar o freeware. Em vez disso, leia com atenção qualquer contrato e procure termos referentes a qualquer actividade de recolha de informações, o que poderia significar que o spyware ou adware seriam instalados juntamente com o seu freeware.
  • Esteja atento a fraudes anti-spyware. A Web está cheia de ferramentas "anti-spyware" que pouco ou nada fazem para impedir o spyware. Algumas até pioram a situação. Os fornecedores destas ferramentas geralmente oferecem análises gratuitas que, quase invariavelmente, identificam centenas de programas de spyware no seu computador. Depois, pedem imediatamente que compre o seu produto falso.
  • Tenha cuidado com os anúncios em que lhe pedem para clicar. Tente evitar programas – especialmente freeware – que apresentam anúncios em que lhe pedem para clicar. Estes anúncios deveriam ser uma bandeira vermelha. Se clicar nesses anúncios, é possível que alguém esteja a ver como é que reage aos anúncios.
Conclusão

Infelizmente, o spyware e o adware não vão desaparecer tão cedo. Mas pode assumir o controle, decidindo o que entra, o que fica de fora e o que permanece no seu computador.

Fonte: Norton
Adware - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

O que é Adware?